Pela primeira vez, a cidade de São Paulo é representada por um grupo, o Brava, um dos ganhadores do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.
Todos os espetáculos são inéditos, com exceção de Volta ao Dia, da Cia. Brasileira de Teatro de Curitiba, que teve uma mini-temporada na cidade em março de 2004, e de A Brava, da Brava Companhia, de São Paulo, apresentada no ano passado.
Além das peças, todas as companhias farão uma Demonstração de Trabalho, apresentando para o público e demais grupos, de forma prática, seus processos de criação.
Trata-se, portanto, de oportunidade rara para o público conhecer montagens contemporâneas, coletivas e ao mesmo tempo autorais, que não possuem apelo comercial e dificilmente chegam aos palcos da cidade.
No primeiro dia da Mostra, em 4 de maio, a partir das 10h, haverá um café da manhã reunindo todos os grupos, imprensa e produtores culturais, com a apresentação do grupo musical Samba da Vela.
Todas as atividades da Mostra são gratuitas.
A Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo – 2009 dá continuidade ao trabalho realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, desde 1997 com a 1a Mostra Brasileira de Teatro de Grupos, seguida da 2a Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, em 1998, e que ganhou nova dimensão com as Mostras realizadas a partir de 2006, com o patrocínio da Petrobras.
Créditos da Mostra: Realização - Cooperativa Paulista de Teatro
Patrocínio – Petrobras - Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura - Centro Cultural São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura da Cidade de São Paulo
Co-patrocínio: Caixa Econômica Federal e PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura
IV Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo
De 4 a 10 de maio de 2009
Centro Cultural São Paulo (http://www.centrocultural.sp.gov.br/)
Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso - CEP 01504-000 - São Paulo – SP
Atendimento ao público: tel. (11) 3397.4000
Estarei aí para ver os grupos em especial a Tropa do Balaco Baco que assisti numa outra oportunidade e é um show.abraços a todos.